WTP – Watch The Phalanx
A Jogada
WTP, consiste numa estratégia • raramente utilizada no OGame para pegar um adversário em regresso de uma transferência de recursos. Embora seja rara, é muito útil em universos considerados desenvolvidos em que todo cuidado é pouco desde farm’s até crash’s! Existem vários pontos a considerar, calcular, analisar, estudar, etc.. O tempo, a distância, a quantidade de deutério, nível de motores, e mesmo que se tenha todos os cálculos feitos com perfeição, ainda sim é necessário contar com um pouco da tão famosa e esperada “sorte”…
O
WTP necessita de vários “pré-requisitos”, caso queiramos um Crash bem sucedido! Tais como: Sensor Phalanx, uma frota bastante poderosa e muito, muito tempo dedicado ao OGame e ao PC
(pode se perder mais de 1 semana de estudo e alguns dias de planejamento para que seja vem executado, sendo assim, noites sem dormir podem ser uma conseqüência natural nessa técnica).
Falaremos agora de como evitar ser alvo de WTP e como executá-lo com sucesso:
Como fazer um
WTP?
• Para que seja feito um WTP o cálculo dos motores é de suma importância. Primeiro tem que se saber quando a frota do alvo levanta para fleet save. Normalmente se descobre isso fazendo o calculo das minas, produção/hora se souber fazer o calculo terá 90% de chances de acertar o horário em que o fleet save levantou vôo
(as vezes terá que fazer de 10 a 15 cálculos para descobrir o horário correto).
• O próximo passo é descobrir no Phalanx o horário de chegada da frota até o seu destino, para então descobrir a velocidade em que o fleet save foi enviado
(fundamental para os próximos cálculos).
• Após ter horário de saída da frota + velocidade das naves, você precisa saber quanto tempo no mínimo suas naves precisam para chegar ao local de regresso do defensor.
• Isso é fácil de se calcular, no seu menu de frotas mesmo pode descobrir isso, após ter calculado o tempo que você levara para chegar ao alvo, tem que fazer o calculo para saber quando deve provocar o regresso do seu oponente, pois dificilmente alguém manda regressar um fleet save a transferir se não for ameaçado. Por exemplo, se suas naves demoram 1 hora e 20 minutos pra chegar ao destino, você deve esperar pelo menos 1 hora e 25 minutos para começar a forçá-lo a regressar, para que realmente tenha tempo de conseguir um bom ataque. Para conseguir esse regresso tem 2 maneiras, ou pede pra algum amigo de confiança lançar 1 ataque ao local de destino da frota do oponente, ou se você tiver pelo menos o sobro de frota que ele, lance o ataque você mesmo
(um tanto arriscado pois pode não conseguir regressa-la a tempo de se juntar a frota que via enviar para pegar o regresso).
• A partir do momento que lançar o ataque para forçá-lo a regressar precisa ficar de olho (atualizando) no sistema solar do planeta principal para descobrir quando o alvo vai ficar on-line, pois quando ele ficar on-line, a partir do momento que ele ficar on-line, você devera passar phalanx continuamente no planeta de onde a frota saiu para saber o horário em que ele mandou regressar a transferência
(quando antes mais vezes passar phalanx mais chances você tem de pegar o regresso com mais exatidão).
Após ter o horário do regresso, calcula-se um horário estimado para o regresso ao planeta(isso é bem por questão de bons cálculos, aproximação de horário e sorte, muita sorte pra pega-lo no momento exato que regressou)
• Tendo o horário, calcula o horário dos recicladores e os manda antes, e espera o horário mais próximo para mandar sua frota a 100%, pois se você mandar a frota logo que o adversário mandou regressar, e tiver que manda-la a menos que 100%, pode tomar como recompensa um belo de um ninja.
• Para evitar ser ninjado, por favor pessoal, procurem espionar e se possível procurar frotas no phalanx.
Como evitar ser alvo de
WTP?
Para evitar sofrer um ataque
WTP, precisa-se fazer fleet save’s o mais seguro possíveis, pois todo cuidado e pouco.
Eu conheço apenas 2 maneiras de escapar desse tipo de ataque:
• sempre que for fazer um pequeno fleet save de transferir, procure faze-lo ao menor tempo possível de chegada ao destino, evitando assim que alguém tente calcular um possível regresso.
• Sempre que for fazer um fleet save longo de transferir, procure fazelo sempre deixando uma quantidade variada de recursos no planeta para que a pessoa ao calcular as minas não consiga nunca chegar ao horário real em que você levantou vôo e de preferência nunca utilize 10% como velocidade para os mesmos.
Até o momento, essas são as 2 únicas formas que sei de fazer esse tipo de fleet save seguramente.
Em Resumo:
Para executar um WTP é necessário:• Calculo das minas
(para saber horário de saída do fleet save).• Calculo de horário de chegada
(para saber a velocidade das naves)• Calculo para saber o tempo gasto para sua frota chegar ao alvo
(para não chegar atrasado ao regresso)• Ameaçar o adversário para forçar o regresso
(saber horário certo para forçar o regresso para que consiga chegar a tempo no alvo)• Observar o no sistema solar do planeta principal para saber o horario de login adversário
(para poder saber a partir de quando ele ia poderá cancelar a transferência).
• Passar continuamente o Phalanx após o cancelamento da transferência
(para pegar o regresso com mais precisão)• Lançar o ataque a 100% em cima dos cálculos
(para evitar um possível ninja)• Torcer pela sorte de bons cálculos
(a sorte como em todo jogo é fundamental para o sucesso)Para evitar um WTP é necessario:• Sempre fazer um fleet save seguro
(como citado acima, ou com técnicas novas a serem desenvolvidas)• Contar com a sorte
(como dito em todo jogo a sorte é fundamental, e existe para os 2 lados, saber blefar também ajuda muito)Espero ter feito um bom trabalho para que muitos passem a conhecer e a praticar essa nova técnica que fica ainda mais bonita a cada dia de jogo...
Todos os comentários serão bem vindos e aceitos, assim como suas duvidas também podem ser tiradas por aqui.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]